top of page

NEGATIVO DO VAZIO

28/10 - 28/12

Artista Alessandra Rehder

convite-negativo-do-vazio-1.jpg

NEGATIVO DO VAZIO

Entendendo a urgência climática que vivemos, Alessandra Rehder, que sempre trabalhou com questões relacionadas à sustentabilidade - em suas mais diversas formas - se aprofunda agora nas temáticas do fogo, do desmatamento e da desigualdade social. 

Em sua pesquisa, a artista busca compreender os vazios, tanto em sua materialidade, as folhas recortadas, como em seu aspecto subjetivo.

Alessandra sempre buscou um viés sustentável em seu trabalho, reaproveitando todos os materiais utilizados, isso se dá nesta nova série Memórias de chama. O fogo é um elemento novo em sua obra, motivada pelas inúmeras queimadas, tanto de causa natural quanto humana, assim a artista busca entender as tensões entre estas forças.

Desta forma, o título Negativo do vazio reflete tanto o fazer fotográfico, referência ao negativo (palavra presente no universo fotográfico) e ao vazio das folhas recortadas pela artista, como nos rastros deixados pelo desflorestamento.

 “Nos frequentes trabalhos fotográficos que realizo, me deparo constantemente com diversas árvores secas e sem vida. Realizei uma grande sequência dessas imagens fotográficas nesses últimos anos.  Entender a presença ou ausência dessas árvores me levaram a trabalhá-las na cor preto e branco representando a total exclusão desses troncos em seus cenários naturais. “Negativo do vazio” remete a uma analogia de termos para definir a ausência da imagem principal ao ser extraída e realocada em um novo contexto. O aumento do número de incêndios ao longo do tempo continua reduzindo a nossa biodiversidade. Alguns cientistas temem que o aumento da seca devido às mudanças climáticas e o desmatamento possam levar a um ponto sem volta – com impactos devastadores”. Diz Alessandra Rehder

bottom of page