MAR INTERNO
28/05 - 08/07
Artistas: Alessandra Rehder e Regina Dutra
Curadoria: Andrés I. M. Hernández
MAR INTERNO
Andrés Hernández
A exposição com obras de arte das duas artistas visuais propõe discussões sobre os processos de construção visual a partir da Cerâmica e consequentemente dos procedimentos cerâmicos e seus desdobramentos para outras modalidades como as imagens digitais, os e-coprints e as instalações.
Dutra e Rehder, são representantes de duas gerações diferentes mas que seus manifestos visuais dialogam na dicotomia dos procedimentos formais e a relevância projetiva da concretude conceitual. O interno, metafórico, aqui explode como redemoinhos que semeiam conhecimento, instrução, posicionamento crítico e interdisciplinaridade. Elas, as obras de arte, aparecem como processos contínuos e/ou pretextos do fazer artístico, que abordam questões artísticas, culturais e sociais, e provocam tensionamentos estéticos nas abordagens de questões distintivas particulares e/ou coletivas (memória, alquimia, proteção e destruição ambientais, cultura, antropologia, antropofagia, poética, apropriações, identidade, arte política, política e mercado da arte; entre outras) para serem exploradas e atualizadas, constantemente, desde esta parceria com sadia confrontação e o diálogo construtivo .
Elas, as artistas, estruturam suas obras de arte sob contextos gráficos onde as obras são poemas visuais, divagando como catalisadores conceituais: como nas pesquisas que adere Dutra a partir do chamado utilitário na cerâmica e nas de denúncia na série tridimensional de imagens digitais de Rehder ao apresentar cromática e sensorialmente o coral bleaching.