ENCANTAMENTO
1/10 - 28/10
Kika Simonsen
curadoria: Carollina Lauriano
ENCANTAMENTO
Carollina Lauriano
Encantamento, individual de Kika Simonsen, apresenta uma série de pinturas - algumas inéditas desenvolvidas especialmente para a exposição - criadas pela artista a partir de suas viagens de pesquisa para compor seu repertório criativo para sua marca homônima. Nesse sentido, Kika produz um repertório que permeia tanto o campo da arte, quanto o da moda, rompendo com a ideia de que apenas um lado se alimenta do outro. Aqui, ambos os percursos são válidos, mostrando que moda e arte caminham juntas, especialmente porque a artista observa ambas áreas como formas de expressão e identidade.
E essa exposição surge exatamente desse cruzamento das expressões criativas que abarcam o trabalho de Kika. Encantamento pode ser compreendida por dois viés, que partem dos próprios significados da palavra. Numa primeira leitura, podemos compreender o ato de encantar-se; causar grande prazer a. Nesse sentido, as pinturas de Kika apresentam um lugar lúdico, materializando sua compreensão de mundo em uma poética muito particular.
Inclusive, porque o interesse de Kika é pelo mundo. Cada pintura parte de viagens que a artista realizou ao longo dos últimos anos. México, Quênia, Atacama e Egito são alguns desses lugares que podemos observar aqui interpretados por ela. E esse seu olhar curioso por outras culturas, que nos leva a uma segunda interpretação do título da exposição. Encantamento num significado de magia. Se em um primeiro momento observamos as pinturas de Kika em um ambiente lúdico, entre a abstração e o figurativo, aqui, vemos como a artista cria um simbolismo para todas as suas telas, quase que numa busca para outras formas de existência para além da materialidade.
De hieróglifos à nave espacial, passando por seres fantásticos, é como se Kika nos dissesse que para se encantar pelo mundo, pelo outro, pelo diferente, é preciso se abrir para novas percepções, seja sobre nós mesmo, ou sobre a dimensão das coisas que não damos conta, muito menos compreendemos. E dessa forma, Kika cria seu repertório artístico e que também se desdobra em seu universo criativo na moda. Com uma marca homônima, Kika cria suas pinturas que viram estampas para suas coleções. Esse ato de pensar conjuntamente suas criações, levando a arte para um outro público, criando outras possibilidades de interpretação, se mostra muito importante para levar a existência da arte para outros campos do simbólico. E nesse lugar, Kika executa essa função muito bem.
E, por último, Importante frisar que esse lugar do lúdico se apresenta nas pinturas de Kika até mesmo no lugar da fatura da pintura. Ao escolher utilizar pigmentos naturais, ela apresenta uma possibilidade mais ampla de explorar possibilidades da própria pintura. Outro detalhe importante, é que é muito comum observar nas obras de Kika o uso de brilho, ampliando ainda mais essa ideia do encanto. Fazer brilhar os olhos. Por isso, essa exposição se cria como um convite a abrir-se a novas experiências e se encantar pelo mundo de diversas possibilidades.