Alessandra Rehder "Subtração & Forma" no CCCSP

, 19/08/2017

Detalhes

Sábado, 19/08 ocorre a abertura de "Subtração & Forma" da fotógrafa Alessandra Rehder, no Centro Cultural dos Correios. Em cartaz até 8/10, com curadoria de Wagner Barja, a mostra é composta de cerca de 80 imagens de diferentes séries da artista.

Com uma técnica autoral, na qual elementos recortados das imagens lançam vazios e tridimensionalidade eloquentes, a artista pontua realidades subtraídas em diversos continentes.

"Alessandra viajou pelo mundo na busca de culturas diferentes. O olhar preocupado apontou sua câmera, principalmente para a infância subtraída por uma desumana geopolítica. Além do contexto de abandono revelado nessas melancólicas imagens de uma infância em preto e branco, o olhar crítico da fotógrafa faz brotar um sopro de solidariedade nesse insensato mundo. Sua câmera também voltou-se para a natureza, com foco nas questões ambientais que afligem o homem contemporâneo. Nessa série. Em cor, apresentada na mostra Subtração e Forma, fixa-se um contraponto a esse conjunto de preocupações com a devastação do meio ambiente. O nomadismo do olhar sobre esses problemas globais guiou seus registros da cultura e da natureza nessa busca inconformista. Segundo Alessandra: "nunca foi tão desigual o tratamento dado à infância". Isso tudo importa, inquieta e sensibiliza a artista que com suas lentes colheu imagens em comunidades de baixo IDH, em países de culturas diversas. Indonésia, Tailândia, Vietnam, Brasil, Filipinas, West Papua, Índia, Jamaica e Turquia são parte do seu extenso roteiro de trabalho. O emprego de um vocabulário plástico experimental diferencia suas composições da simples documentação. Essa narrativa plástica é construída em consonância com o título que nomeia a exposição. Após ampliadas, as fotos passam pelo ato do cortar e do montar, o que transforma a superfície plana em baixo relevo. A partir dessa ação, o conceito de subtração formal salta aos olhos. Nesse sutil e delicado gesto, que torna tridimensional as imagens, Alessandra Rehder compõe seu solidário discurso plástico dedicado aos excluídos e à natureza em declínio." (Wagner Barja)

_________________________________________________________
Centro Cultural Correios - Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo, SP
Horário: de segunda a sexta, das 11h às 17h.
Classificação etária: Livre para todos os públicos.
Entrada Franca.

Onde estacionar no Centro Cultural Correios?
No estacionamento na Praça das Artes. Fica na Av São João, 281 - Centro, com acesso também pela Rua Conselheiro Crispiniano, 354 (atrás do Theatro Municipal de São Paulo.)

Metrô - Estação São Bento, saída para o Vale do Anhangabaú.

Alessandra Rehder "Subtração & Forma" no CCCSP