Gilberto Salvador - "Café da Manhã"

, 17/11/2016

Detalhes

Prorrogada até dia 27/01!

GILBERTO SALVADOR, exposição "Café da Manhã". Andrea Rehder Arte Contemporânea convida para abertura no dia 17 de Novembro às 19h. Aguardamos vocês!

"Todo dia de manhã tomo meu café, leio o jornal e é o momento que começo a elaborar e refletir sobre meu trabalho. Hora especial onde o jornal serve de suporte para novos desenhos e ideias.
 Na década de 90, o meu amigo Aldemir Martins me desafiou a utilizar o café como tinta sobre papel artesanal, a contraposição destas duas matérias, gerou a exposição “A Guilhotina N’água” na Galeria Aloisio Cravo.
 Nesta atual série, a materialidade no uso do café acontece em gesto espontâneo sobre um papel extremamente sofisticado que é o Fabriano 100% Cotton. O efeito foi de um formalismo orgânico e relativamente descontrolado, cujos resultados foram os elementos expansivos e quase animalescos que apareceram, a estas eu contrapus estruturas geométricas ou em alguns casos resquícios de textos para confrontar o orgânico com o matemático, que é uma constante na sequência de minha obra. Em algumas peças bicicletas, flores, pés, mãos ou qualquer outro elemento, não são premissas temáticas.
 A materialidade usada para trabalhar nestas obras mais recentes, foi fundamental, pois valorizei as características, as agregando em minha linguagem. Há um conceito que é importante em toda minha produção, que é o compromisso formalista. Considero que o meu interesse artístico está centrado em uma expressão sentimental, amorosa e gestual.
 Vocês verão nesta mostra um Caos proposto e uma tentativa plástica de decifrá-lo.
 
“Café da Manhã” é só um café.
 
Gilberto Salvador – Recife, 2016"

 

Gilberto Salvador - "Café da Manhã"