Dora Smék & Paul Setúbal | "Antes da Queda" - De 7/6 a 13/7

, 07/06/2018

Detalhes

DORA SMÉK & PAUL SETÚBAL "ANTES DA QUEDA" | ESPAÇO MEZANINO

"Antes da Queda" é um recorte de trabalhos de Dora Smék e Paul Setúbal que problematizam o corpo em situação de constante tensão, luta, esforço e desgaste, por meio de  esculturas em bronze e desenhos em grafite. A exposição apresenta uma instalação em colaboração dos artistas além de trabalhos individuais. Tensões, luta, esforço e desgaste. O corpo é o elo das inquietações cotidianas, e o ponto de tangência entre a produção dos artistas. Tensores é uma instalação em colaboração composta por mãos dos artistas fundidas em bronze. Por meio de correntes que se opõem às paredes do espaço, nos lembra que o corpo está em constante movimento ante às estruturas rígidas, e que as relações se dão em jogos de força e poder. Variações sobre o Caos de Dora Smék apresenta fragmentos do punho cerrado moldados a partir da mão da artista. Destroços da resistência, menções à lutas que persistem e se fundem ao caos. Na série de desenhos Confessio, Paul Setúbal toma parte das lutas diárias em busca de libertação e uma possível redenção. Aprisionado em máscaras ou em situações que busca se livrar, trata o corpo como esforço perene de desconstrução e reconstrução de si.

 

Sobre os artistas

Dora Smék - Sua produção atual se expande para performances, instalações, objetos, vídeos, áudios e fotografias, sempre abordando questões referentes aos moldes do corpo. Em 2017 apresentou Transbordação na Galeria Vermelho em São Paulo, em 2016 no Sesc Bom Retiro e em 2015 no Sesc Campinas–SP. Participou de exposições em São Paulo-SP, Florianópolis-SC e Brasília-DF ao longo do ano de 2017. É Mestranda em Artes Visuais pela Unicamp e graduada Artes do Corpo pela PUC- São Paulo. Atuou no Teat(r)o Oficina (2011-2012) e no Batucada (Demolition Inc.), em São Paulo-SP,  Teresina-PI, Bruxelas e Frankfurt (2014-2015).

Paul Setúbal, nascido em 1987, Goiás, é um artista visual e pesquisador, membro integrante do Grupo EmpreZa. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, Mestre em Arte e Cultura Visual e Licenciado em Artes Visuais, pela Universidade Federal de Goiás, é pesquisador na linha de culturas da imagem e processos de mediação. Desenvolve pesquisas adensadas com desenho, a performance arte, vídeo e fotografia, com investigações acentuadas sobre a poética do corpo e seus derivados em formatos multimídia. Participa de exposições, festivais, salões e residências artísticas, além de desenvolver projetos em parcerias com outros artistas. Foi selecionado e premiado em vários salões de arte pelo Brasil.

Dora Smék & Paul Setúbal | "Antes da Queda" - De 7/6 a 13/7