Abertura Castelos de Areia, Katia Canton - 08/10 das 9h às 19h no CAIXA Cultural São Paulo

, 08/10/2016

Detalhes

CAIXA Cultural São Paulo apresenta entre os dias 08 de outubro e 04 de dezembro de 2016 a exposição “Castelos de Areia”, da artista visual, crítica de arte e escritora Katia Canton. A mostra gratuita, que tem curadoria de Adriana Rede e expografia de José Marton, traz em seu título a promessa de uma felicidade singela, que pode se desfazer a qualquer momento.

O termo ‘castelo de areia’ pode aparecer nos lugares mais inesperados. Remete às brincadeiras de crianças na praia, mas também se refere às ilusões, que são construídas sem alicerces firmes, e tendem a se desmanchar”, diz a curadora, que selecionou mais de 80 obras, entre desenhos, pinturas, instalações e vídeo, quase todas inéditas.
 
Entre os trabalhos novos, estão os das séries “Acasos”, que reúne 30 obras, de dimensões que vão de 20x20cm a 80x90 cm, desenhos criados a partir de manchas de nanquim, que buscam dar sentido ao acaso, e “Casinhas”, pinturas em larga escala onde imagens de inspiração singela parecem prestes a serem apagadas por manchas escorridas na tela, “como que prevendo um desmanche dos sonhos infantis”, explica a artista. Outra série de destaque é “A Cura”. Ocupando a sala final da exposição estão pinturas feitas com diferentes medicamentos, como povidine, merthiolate, iodo, rifocina e violeta genciana, além de pratinhos pintados, livros antigos abertos, com citações sobre a permanência dos desejos na voz de personagens de contos de fadas, e um vestido bordado. Trata-se de um espaço intitulado Sala da Cura ou da Redenção.


Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro (Metrô Sé) | Telefone: (11) 3321-4400
Abertura: 08 de outubro (sábado), às 11h – Visita guiada com a artista às 12h
Visitação: 09 de outubro a 04 de dezembro | Horário: terça a domingo, 9h às 19h
Classificação indicativa: livre para todos os públicos.

Abertura Castelos de Areia, Katia Canton - 08/10 das 9h às 19h no CAIXA Cultural São Paulo