Tete de Alencar

Fortaleza, 1977

Biografia

Tete de Alencar é a mais velha de 5 irmãos, se mudou para Bahia, Vitoria da Conquista e então para Salvador, em 1970, onde viveu por 13 anos. Com 12 anos de idade, foi convidada, junto a outras 8 crianças, para ter aulas de arte no ateliê de Marisa Fontanelle, uma artista local recém chegada da Europa. Tete de Alencar teve seu primeiro contato com gravura, desenho vivo, pintura e escultura em seu estúdio.

Retornou a Fortaleza, Ceara, em 1983 e em 1984 foi aceita na Universidade Federal do Ceará, para estudar Química.

Em 1991, se mudou para o Rio de Janeiro e estudou gravura e desenho na  Escola de Artes Visuais do Parque Lage, tendo como um de seus tutores o arquiteto paisagista Roberto Burle Marx. Em 1993, se mudou para a Inglaterra e começou a frequentar o curso Art and Design Foundation, em Bangor, North Wales. Tete de Alencar foi lecionada por Peter Pendergast RCA, o qual teve como seu tutor na Slade College of Art, o incrível artista, Frank Auerbach, que influenciou o modo de lecionar de Pendergast à seus próprios estudantes. Em 1997, foi aceita para fazer um Bacharelado em Artes (BA) no curso de Fine Arts na John Moores University, em Liverpool, onde conseguiu seu diploma em licenciatura e em 2001, começou seu mestrado na Central Saint Martins College of Art and Design, em Londres.

Atualmente, Tete de Alencar vive em Londres, onde possui seu próprio studio e trabalha todo período como artista e membro da The Royal British Society of Sculptors.

 

Tete de Alencar