Katia Canton

São Paulo, 1962

Biografia

Katia Canton é escritora, artista e educadora. Nasceu em 1962, em São Paulo, cidade natal, estudou Dança, Arquitetura (Universidade Mackenzie) e Jornalismo (ECA-USP). Posteriormente, vivendo em Nova York, tornou-se mestre em Performance Studies e PhD em Artes Interdisciplinares, ambos títulos obtidos na New York University. Sua tese de doutorado articula a relação das artes com os contos de fadas. É professora livre-docente e atualmente vice-diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP. Como escritora, dedica-se particularmente a livros sobre arte e a livros ilustrados, tendo recebido vários prêmios, entre eles três Prêmios Jabuti. Como artista e educadora, realiza exposições, palestras, oficinas e residências artísticas no Brasil e no exterior.

Enquanto estudou arquitetura, nos anos 80, Katia Canton realizou diversas pinturas, especialmente aquarelas. Participou de residência e mostra de arte na Universidade de Tumkur, na Índia, em 2008 e em 2009  fez parte da coletiva Eros/Heroes, em Turim, na Itália. Participou também de outras exposições, em Liptov, Eslováquia e no Parque Buenos Aires, em São Paulo. Foi escolhida, em 2013, como artista e palestrante convidada para a 10ª edição da exposição e residência "European Artists" em Essen, Alemanha.

Recentemente concluiu uma pesquisa de pós- doutorado no departamento de Arte da Steinhardt School, New York University, sobre arte contemporânea e narrativa, envolvendo sua produção e a de outros artistas ligados à universidade.

 

Katia Canton

Capa