José Roberto Bassul

,

Biografia

Arquiteto e fotógrafo, José Roberto Bassul nasceu no Rio de Janeiro e vive em Brasília. Sua fotografia autoral volta-se para a arquitetura, a paisagem urbana e para aspectos contemporâneos da vida metropolitana. Articulador de composições geométricas que diluem a linguagem fotográfica em evocações da gravura e do desenho, dirige sua principal pesquisa visual para a busca de imagens abstratas e minimalistas, construídas pela incidência da luz nas edificações.
Premiado em conceituados eventos fotográficos no Brasil e no exterior – como o Festival Internacional ParatyEmFoco, o Sony World Photography Awards, o International Photo Awards, o Siena International Photography Awards,o Prix de la Photographie Paris PX3 e o Tokio Photo Awards, entre outros, Bassul expõe regularmente seu trabalho em mostras individuais e coletivas. 
Seus trabalhos foram publicados na revista eletrônica inglesa minimalissimo.com, na BEX Magazine (Argentina), na Magazine PHOTO, francesa, e na B&W Magazine, americana.
Em 2018 publicou o livro “Paisagem Concretista”, que obteve o gold award na categoria photobooks dPrix de la Photographie Paris PX3 - 2018. 
Tem obras na coleção Joaquim Paiva e outras importantes coleções privadas, e nos acervos do Museu Nacional da República, em Brasília, e do Museu de Arte do Rio - MAR, no Rio de Janeiro.